St Patrick’s Day: bilhete do milhão e chopes marcam tradição irlandesa em Curitiba

A tradição de vestir e decorar as ruas da Irlanda de verde, no dia 17 de março - o maior feriado religioso do país - se inspirou no trevo que São Patrício (padroeiro da Irlanda) carregava preso à sua vestimenta, como amuleto para trazer sorte. Nesse dia, já considerado como a data nacional mais famosa do mundo, nada passa em branco: tudo fica verde!


E você, anda por aí com o pé de coelho ou a ferradura na carteira?


A resposta tem tudo a ver com sorte. Ela não costuma andar do seu lado? Então chegou a hora do santo padroeiro irlandês dar aquele empurrãozinho, não acha? É o que vai fazer a BeerMad, loja de cervejas artesanais em Curitiba, entre os dias 17 e 22 de março. A marca vai dar aquele empurrãozinho para quem quer ficar milionário: Na compra de cada “chope da sorte” (Cope Verde Way Beer – Half Pilsen Leve de baixo teor alcoólico) o cliente ganhará um bilhete da Mega Sena para concorrer ao prêmio da quarta-feira (18) e do sábado (21).


A sorte está lançada!


Ah, e se quiser seguir a tradição, não esqueça do número 7 na hora das apostas: são sete cores no arco-íris, a semana tem sete dias, há sete maravilhas no mundo e o triplo sete no caça níquel é jack pot. Nem precisa mais de argumentos, né?


No dia 17, no palco principal do SOUQ, às 19h30, a atração é ao vivo com a banda Two Imaginary Boys, tocando o melhor do Rock Clássico.


A Irlanda está entre os países que mais consomem cerveja no mundo. A Guinness, cerveja irlandesa que ganhou popularidade mundo afora, surgiu em 1759 e desde então se tornou símbolo do país. Se você for à Irlanda e quiser pedir uma Guinness, basta falar: Pint of Gat.




Curiosidades


A cerveja verde é a marca das comemorações do dia de São Patrício. Mais que isso, é um símbolo da cultura irlandesa, há mais de um século. Mas não foi lá, em meio aos vales e montanhas irlandeses - não é à toa que o país recebe o apelido de “terra verde” - que a bebida surgiu. Em 1914, era notícia que um clube social do Bronx, em NY, teria servido cerveja verde no jantar comemorativo do Saint Patrick’s Day. Foi Thomas Hayes Curtin, um médico irlandês chegado aos Estados Unidos ainda criança, quem experimentou deixar a cerveja dos convidados verde, assim como seus trajes. Curtin teve a ideia de despejar em seu copo um produto de cor azul, usado para clarear roupas. Quando misturado ao amarelo intenso, resultou na primeira cerveja verde! Às cervejas mais claras, de baixa fermentação - tipo lager - basta acrescentar corante de alimentos verde para ter o resultado esverdeado; já nas mais encorpadas, com mais lúpulo e maior teor de malte de cevada, o corante azul revela a tonalidade certa. Mas foi só nos anos 90 que a cerveja verde atrelada ao 17 de março ganhou popularidade dentro e fora da Irlanda. O governo irlandês aproveitou para atrair mais turistas neste mês, promovendo festas em pubs e festivais de cervejas, em que não falta a bebida colorida.


Serviço


A BeerMad fica na Vila Gastronômica SOUQ CURITIBA, espaço com estrutura completa, cobertura, estacionamento, música ao vivo todos os dias, espaço kids monitorado por pedagogas e Pet Friendly.

Av. Iguaçu, 4399 - Vila Izabel, Curitiba – PR

Terça a sexta: 17h às 23h

Sábado: 11h às 23h

Domingo: 11h às 22h

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014