Sustentabilidade no bar - Você precisa experimentar!

Quando você ouve a palavra "bar" pela primeira vez, certamente não pensa em sustentabilidade, mas em uma atmosfera casual e que traz um momento descontraído com uma boa bebida. No entanto, foi demonstrado há alguns anos que muitos operadores de bares reconheceram os benefícios da responsabilidade ecológica, o que é obviamente uma coisa boa, moral e economicamente em muitos aspectos.


Muitas pessoas pensam que o uso de produtos orgânicos e afins está associado a altos custos. A longo prazo, no entanto, você pode definitivamente economizar dinheiro. Do uso de lâmpadas energeticamente eficientes ao uso de ingredientes regionais e, acima de tudo, sazonais, é possível obter facilmente uma boa economia.



Otimize seu cardápio ou carta de bebidas


Se você cria seu menu de acordo com as estações do ano, evita longas rotas de transporte e oferece a seus convidados uma qualidade superior. No inverno, os morangos simplesmente têm um sabor diferente do início do verão e são duas vezes mais caros. Produtos orgânicos ou frutas e legumes da estação são geralmente muito mais intensos no sabor e, portanto, muito superiores aos produtos mais baratos produzidos em massa.


O uso eficiente de frutas e, acima de tudo, a preservação representam outra grande vantagem para a sustentabilidade: você usa sucos com frutas frescas? Em seguida, descasque as frutas cítricas com antecedência e tenha belas raspas para decorar. Mesmo nos limões / limas espremidos, você pode fazer picles, geleia ou xarope caseiro e, assim, fazer o melhor uso da fruta até o fim (mais sobre ingredientes caseiros em um próximo artigo).


Palha em vez de plástico


O tópico dos canudos de plástico é um ponto em que muitos bares devem repensar. Enquanto isso, existem até associações on-line contra o famoso canudinho. Existem alternativas feitas de palha de verdade ou canudos de papel, que são, no entanto, mais caros do que os de plástico. Em caso de dúvida, os canudos reutilizáveis ​​de metal são uma alternativa - ou você pode ficar sem eles totalmente. Os canudos de metal mostram uma opção que a longo prazo se torna muito mais viável financeiramente.


A redução de resíduos economiza custos


Os banheiros podem ser equipados com papel higiênico reciclado. Plantar suas próprias ervas e - se possível - legumes e frutas também pode reduzir custos. No entanto, isso sempre depende do tamanho do restaurante. Existem muitas outras maneiras de posicionar seu bar de forma sustentável. A redução de resíduos, em particular, economiza custos e muitos operadores ainda obtêm um efeito publicitário positivo.


Além disso, pesquisas apontam que muitos consumidores estão dando maior preferência aos estabelecimentos que buscam formas de ser sustentáveis e emitir menos lixo, então fique ligado, pois além de fazer bem para a economia do seu bar, você pode dar motivos para clientes buscarem seus serviços e tudo isso será feito com muita responsabilidade ambiental.

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014