Três dicas rápidas que permitirão que sua cerveja ganhe destaque

Na década passada haviam aproximadamente 200 cervejarias artesanais no Brasil. E agora? Existem mais de 1100, esse crescimento é consistente desde 2014. Tudo isso é ótimo para os amantes de cerveja. Nunca tivemos tantas opções de cerveja nova, novos estilos e novas taphouses, porém o consumo não aumentou tanto quanto o número de novos empresários e a demanda de produto começa a selecionar naturalmente quem ficará no mercado.

Como é possível se destacar e ser conhecido em um nicho tão competitivo? Tudo se resume a uma marca simples, inteligente e sustentável. Do posicionamento à embalagem, aqui estão três exemplos de marcas feitas corretamente.

Ganhe fãs encontrando ideologias em comum

Perro Libre 803 (Imagem: Divulgação)

Talvez você até faça uma ótima cerveja, porém, o que você faz de diferente dos demais? Suas atitudes e valores, estão agradando seus clientes? As melhores marcas constroem uma comunidade em torno de crenças compartilhadas. Encontre maneiras de conectar-se autenticamente à sua comunidade, e elas se tornarão seus melhores advogados. Basta perguntar a cervejaria gaúcha Perro Libre.

Em um mundo onde as pessoas consomem produtos de determinadas marcas porque elas representam suas ideologias e/ou crenças, a cervejaria gaúcha Perro Libre construiu sua história com ótimas cervejas, porém, a marca é reconhecida e premiada com a com a cerveja 803 Black Rye IPA, dedicada à causa antissexista, uma cerveja que propõe o exercício que quebra o tabu de que cerveja não é coisa de mulher ou que há algum estilo de cerveja dedicado à elas. O nome 803 faz alusão ao Dia Internacional da Mulher, dia 8/03

Ganhe fãs encontrando ideologias em comum – Perro Libre 803 (Imagem: Divulgação)

Seja lembrado pelo seu design icônico

Depois de se conectar às pessoas, elas precisam encontrar sua cerveja nas prateleiras com certa facilidade. Ser reconhecido é fundamental. O design é a maneira de se destacar, e esse design precisa encontrar um equilíbrio entre uniformidade e novidade, um exemplo disso são as cervejas da Everbrew.

A cervejaria de Santos possui um design que chama muito a atenção de todos que encontram as latas pela primeira vez na geladeira dos bares, muitas pessoas acabam não reconhecendo qual era a cerveja que consumiu, mas sabem reconhecer as cervejas da empresa só por conta do design cheio de caveiras e esqueletos nos rótulos, outro diferencial são as cores dos rótulos que se diferenciam muito bem entre tantas outras latas. De repente, abordagens visuais muito diferentes se reúnem em uma marca coesa. Em um mundo de ilustrações descoladas e tipografia incomum, as latas icônicas e inteligentes da Everbrew se sobressaem na prateleira.

Everbrew Black Winter (Imagem: Divulgação)

Facilite a padronização do seu conceito

Você pode parar de reinventar a roda toda vez que precisar lançar um produto novo. Você saberá quais elementos usar e quando usá-los. A vinícola Casa Valduga entrou no ramo cervejeiro com sua cerveja Leopoldina, mas deixou claro em seu rótulo que a produção da cerveja era de responsabilidade de uma das vinícolas mais renomadas do país.

Leopoldina Witbier (Imagem: Divulgação)

A simplicidade facilita a vida, mas a simplicidade em seu rótulo não significa que deve ser uma comunicação chata. Como a Everbrew, a Leopoldina possui uma colocação padronizada de logotipo e cores claras para facilitar a localização da cerveja, mas, diferentemente da Everbrew, eles se aventuram em um território bastante lúdico com padrões, texturas e camadas para sua linha de cervejas. Essa brincadeira cria as ferramentas necessárias para estender a marca a tudo, de abridores a taças. A marca trabalha com rótulos similares aos impressos nas garrafas de vinho, a cervejaria ainda usa um selo para dizer que o fabricante é uma das vinícolas mais premiadas do país.

Uma ótima marca não melhorará sua cerveja, mas isso o ajudará a ter maior sucesso e permitirá que você continue fazendo o que ama.

As ideias e dicas são de Neil Wengerd, sócio e diretor criativo da Nonfiction, uma agência de design gráfico e marcas em Columbus, Ohio.

#Cerveja #EmpreendedorCervejeiro #MarketingparaCervejarias #rótulosdecerveja

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014