Uma taça com sobremesa, mas outra com cerveja!

Aparentemente escolher uma sobremesa é muito difícil, tendo em vista a quantidade de opções que existem, mas se você quiser levar a sua experiência com sobremesas ao nível superior, tente harmonizar com uma cerveja! Cerveja para acompanhar a sobremesa ainda faz muita gente estranhar e, até mesmo, rejeitar a experiência, porém, estes que se mostram incrédulos com a possibilidade de combinação podem estar perdendo ótimas e inusitadas combinações.

Com as inúmeras diferenciações entre os mais de 100 estilos de cerveja existentes, a maioria deles abrem as possibilidades de harmonização com todas as variações de doces. Sim! Todas, sem exceção.

Com a amplitude e a versatilidade das cervejas, os resultados na escolha correta entre sobremesas e a bebida podem surpreender. São duas linhas que explicam este casamento gastronômico. Primeiramente a combinação pode ser feita por similaridade ou complementação de aromas e sabores entre a sobremesa e a bebida. A segunda opção de harmonização pode ser realizada com o contraste no paladar entre a acidez ou o amargor da cerveja e a doçura da sobremesa – neste caso, as características da cerveja e sobremesa devem mesclar-se para encontrar um equilíbrio ideal.

Cervejas e Chocolates


Sobremesas à base de frutas

As cervejas do estilo Witbier podem acompanhar sobremesas onde as frutas se destacam, neste caso a harmonização em grande maioria é feita por similaridade, principalmente quando as sobremesas são a base de laranja, tangerina, toranja ou até mesmo acerola. As cervejas de estilo Weiss, por sua vez, combinam com as sobremesas de maçã ou pera  – aqui a acidez da bebida lembra a da maçã verde. Já as cervejas do estilo  Dunkelweizen harmonizam com os doces que levam banana na receita – o estilo possui notas tostadas, as mesmas encontradas quando a fruta é flambada. Já as sobremesas que levam frutas vermelhas, como framboesa, cereja e cassis, as cervejas do estilo Fruit Beer são especialmente adequadas.  Cervejas dos estilos Bière Brut e Tripel garantem harmonização com sobremesas à base de frutas cítricas e especiarias.

Sobremesas cremosas

Para os amantes das sobremesas de colher como crème brûlée e tiramisù, as cervejas do estilo Oatmeal Stout foram feitas para vocês! Estes estilos apresentam notas aromáticas similares ou complementares de caramelo, chocolate e café, além disso, o estilo deve apresentar uma certa cremosidade herdada da aveia presente na cerveja.

Sobremesas à base de chocolate e café

Musse, torta e bolo, todos eles encontram o par perfeito nas cervejas dos estilos Porter e Strong Dark Ale. O estilo Brown Ale pode funcionar muito bem com sobremesas que possam levar chocolate branco na receita. E, mais uma vez, o estilo Fruit Beer é recomendado para criar na boca a poderosa ilusão das frutas vermelhas, da bebida, com os chocolates, do doce. Assim, com curiosidade e sensibilidade, é possível descobrir sensações e prazeres diferentes.

#BièreBrut #Witbier #Weiss #CervejaeSobremesas #Porter #StrongDarkAle #OatmealStout #BrownAle #Sobremesa #Tripel #Dunkelweizen #FruitBeer #CervejaArtesanal

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014