• Maria da Hora

Vindaloo de frango com Gueuze

Vindaloo é um prato típico da ex-colônia portuguesa de Goa (Índia) que, muitas vezes é servido em ocasiões especiais, possui uma derivação portuguesa "Carne de Vinha d'Alhos" e também existe outros termos como "vindalho" e "vindallo".


Originalmente, era carne cozida com vinho e alho, depois se transformou, (quando os portugueses levaram à Índia) em carne cozida com vinagre, pimenta e outras especiarias, até que chegou na cerveja Gueuze, substituindo o vinagre para que pudesse promover acidez e consequentemente acrescentar uma intensidade apimentada.


Tradicionalmente, o Vindaloo não inclui batatas, mas alguns restaurantes servem como acompanhamento, devido ao fato que "aloo", significa "batata" em hindu.


Ingredientes para a marinada


1 colher (chá) de cada um: sementes de cominho, coentro e mostarda, e bagas de cardamomo

1 colher (chá) de cúrcuma em pó

1 colher (chá) de açúcar

2,5 cm de gengibre bem picado

1/2 colher (chá) de canela em pó

6 dentes de alho

3 pimentas malagueta verde

50 ml da cerveja Gueuze

Sal e pimenta do reino moída na hora


Ingredientes para o curry


4 sobrecoxas de frango sem pele, desossadas e cortadas em pedaços grandes

30-45 ml de azeite

1 cebola grande fatiada

3 tomates italianos

150 ml de caldo de galinha

100 ml de Gueuze

Folhas de coentro, para servir


Modo de Preparo


Toste na frigideira, a seco, as sementes de cominho, coentro e mostarda e a bagas de cardamomo por alguns minutos. Se caso você optar pelas versões em pó das especiarias, adicione apenas meia colher (chá) de cada e misture-as diretamente na marinada.


Coloque as sementes tostadas no liquidificador com os outros ingredientes da marinada e bata até obter uma pasta, isso pode levar alguns minutos.


Cubra o frango com a marinada e deixe na geladeira por 4-8 horas, reservando a sobra da marinada.


Aqueça o azeite em fogo médio em uma panela grande e sele o frango. Quando ele dourar, junte a cebola e os tomates e continue a refogar por alguns minutos, até os vegetais amaciarem.


Acrescente o restante do líquido da marinada, o caldo de galinha e cerca de metade da cerveja. Leve à fervura, tampe e deixe cozinhar por 30 minutos. Adicione a outra metade da cerveja só na hora de servir e decore com algumas folhas de coentro.


Observação:

Não beba Gueuze com esse prato, porquê ela serve apenas como ingrediente e não como para acompanhá-lo. Esse prato harmoniza muito bem com dark lager ou witbier.



©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014