- Maria da Hora
Vindaloo de frango com Gueuze
Vindaloo é um prato típico da ex-colônia portuguesa de Goa (Índia) que, muitas vezes é servido em ocasiões especiais, possui uma derivação portuguesa "Carne de Vinha d'Alhos" e também existe outros termos como "vindalho" e "vindallo".
Originalmente, era carne cozida com vinho e alho, depois se transformou, (quando os portugueses levaram à Índia) em carne cozida com vinagre, pimenta e outras especiarias, até que chegou na cerveja Gueuze, substituindo o vinagre para que pudesse promover acidez e consequentemente acrescentar uma intensidade apimentada.
Tradicionalmente, o Vindaloo não inclui batatas, mas alguns restaurantes servem como acompanhamento, devido ao fato que "aloo", significa "batata" em hindu.
Ingredientes para a marinada
1 colher (chá) de cada um: sementes de cominho, coentro e mostarda, e bagas de cardamomo
1 colher (chá) de cúrcuma em pó
1 colher (chá) de açúcar
2,5 cm de gengibre bem picado
1/2 colher (chá) de canela em pó
6 dentes de alho
3 pimentas malagueta verde
50 ml da cerveja Gueuze
Sal e pimenta do reino moída na hora
Ingredientes para o curry
4 sobrecoxas de frango sem pele, desossadas e cortadas em pedaços grandes
30-45 ml de azeite
1 cebola grande fatiada
3 tomates italianos
150 ml de caldo de galinha
100 ml de Gueuze
Folhas de coentro, para servir
Modo de Preparo
Toste na frigideira, a seco, as sementes de cominho, coentro e mostarda e a bagas de cardamomo por alguns minutos. Se caso você optar pelas versões em pó das especiarias, adicione apenas meia colher (chá) de cada e misture-as diretamente na marinada.
Coloque as sementes tostadas no liquidificador com os outros ingredientes da marinada e bata até obter uma pasta, isso pode levar alguns minutos.
Cubra o frango com a marinada e deixe na geladeira por 4-8 horas, reservando a sobra da marinada.
Aqueça o azeite em fogo médio em uma panela grande e sele o frango. Quando ele dourar, junte a cebola e os tomates e continue a refogar por alguns minutos, até os vegetais amaciarem.
Acrescente o restante do líquido da marinada, o caldo de galinha e cerca de metade da cerveja. Leve à fervura, tampe e deixe cozinhar por 30 minutos. Adicione a outra metade da cerveja só na hora de servir e decore com algumas folhas de coentro.
Observação:
Não beba Gueuze com esse prato, porquê ela serve apenas como ingrediente e não como para acompanhá-lo. Esse prato harmoniza muito bem com dark lager ou witbier.
