Visual Merchandising em lojas de bebidas

O merchandising é uma parte essencial da estratégia de varejo de qualquer marca de bebidas de sucesso. Com seu logotipo, materiais promocionais e produtos na frente e no centro das lojas, é fácil para compradores casuais encontrarem sua marca e clientes fiéis encontrarem suas garrafas rapidamente.


Descrevo abaixo cinco pontos essenciais com o merchandising de bebidas alcoólicas e pode servir como uma ferramenta de treinamento ou uma lista de verificação para os representantes de sua marca. A cada parada, detalhamos o que os representantes devem procurar e que tipo de perguntas eles devem fazer para garantir que sua marca seja representada adequadamente.



Placas Identificadoras


Quando os seus representantes chegam a uma loja de bebidas, eles estacionam e precisam ver na parte exterior da loja placas que indiquem a venda do seu produto. Seus representantes devem perguntar: temos

sinais da nossa marca por aqui? Temos mais ou menos que nossos concorrentes?


Banners de promoção na loja


O representante precisa ver o interior da loja e responder as seguintes perguntas:

  • Estamos anunciando produtos em banners?

  • Qual o tipo de produto estamos ofertando nesse local?

  • Nos banners do concorrente, as ofertas são para quem?

  • Quais são as outras marcas que estão ofertando por meio de banners na loja? Elas são o mesmo público-alvo que o meu? Como se comunicam com eles?


Área de impacto


A primeira área de impacto é o que os clientes vêem quando entram na loja. O representante deve perguntar: temos algo à vista da porta? E os nossos concorrentes? Quais marcas estão em destaque na entrada?


Refrigerador


Os coolers organizam produtos concorrentes lado a lado, sua marca precisa de uma boa exibição. O representante deve tomar nota de: Quantas portas temos? Quantos nossos concorrentes têm? Como aumentar a exposição ou quantidade de SKU* exposto nos coolers?


Área de checkout


Enquanto os clientes esperam na fila, eles irão olhar a loja, o local próximo ao caixa. Os representantes precisam se concentrar em exibições de promoções que podem ser vista no balcão ou na linha de pagamento, por isso é bom ter produtos ou sinalizações que indiquem promoções naquele local.


*SKU - O termo Stock Keeping Unit, em português Unidade de Manutenção de Estoque está ligado à logística de armazém e designa os diferentes itens do estoque, estando normalmente associado a um código identificador.

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014