Vitrine de Carnaval: dicas para alavancar suas vendas

Atualizado: Jul 6

Feriados e datas comemorativas representam boas oportunidades de negócios para empresas varejistas. Afinal, nesses períodos, o consumidor costuma adquirir produtos para uso próprio e para presentear seus entes queridos. Nos meses de fevereiro ou março, quando ocorre a maior festa popular do Brasil, a decoração da vitrine de carnaval é um dos principais recursos que lojas físicas têm para despertar a atenção e atrair mais clientes, seja pela decoração festiva ou por conta das grandes ofertas.


Aliás, durante o carnaval, muitos varejistas sentem uma redução nas vendas, quando comparados com outros feriados, como o Natal. No mês da folia de Momo, o consumidor parece estar mais interessado em curtir festas ou viajar.


Mas você já parou para pensar sobre como os dias e semanas anteriores ao carnaval podem atrair clientes, mesmo aqueles que gostam da folia? Lojas de cervejas, por exemplo, podem usar a decoração de suas vitrines de carnaval para expor produtos que o consumidor gostaria de beber nas festas, levando em consideração o calor da estação e o tempo que duram as festas, uma exposição com cervejas leves é o ideal para a sua vitrine.


A decoração colorida, em cenários alegres, se bem montada, é excelente para conquistar a atenção das pessoas e convidar o seu público para dar uma passadinha na loja.


Então, aproveite que o carnaval já chegou e execute a sua estratégia de vendas, definindo quais elementos constituirão sua vitrine de carnaval.



Defina a sua estratégia para o carnaval


O planejamento deve ser o passo inicial em qualquer estratégia de marketing e não seria diferente neste caso, não é? Se você pretende vender durante o carnaval, precisará criar campanhas com antecedência.

Antes de montar a vitrine, você precisa definir sua estratégia de marketing e vendas. Se você pretende ofertar alguns produtos em específico, talvez tenha que fazer pedidos, o que vai exigir tempo para as requisições e as entregas.


Mas talvez você só queira aproveitar a oportunidade para oferecer bons descontos e queimar aquelas cervejas que parecem não querer sair mais do estoque e, podem até estar com data de validade próxima, neste caso, você pode até não precisar se importar tanto com pedidos de compra, mas se também vende por meio de um e-commerce ou das mídias sociais, precisa considerar o prazo de entrega ao consumidor.


Se a ideia é vender produtos que serão utilizados nas festas de carnaval, naturalmente, o pedido precisa chegar antes da data, o que, em alguns casos, pode exigir novas parcerias logísticas, inclusive para o processo de embalagem.


A escolha dos produtos para a vitrine de carnaval também deve ser realizada com antecedência. Se possível, utilize itens com muitas cores, especialmente em tons quentes e adereços chamativos relacionados ao verão, calor e a folia.


Crie promoções realmente interessantes, especialmente se a sua loja, historicamente, não vende muito no período de carnaval. Bons descontos e facilidades no pagamento são maneiras eficazes de conquistar a clientela que, em condições e preços normais, não estariam dispostos a comprar. Lembre-se que as pessoas, em geral, têm gastos extras com presentes, festas e impostos no início do ano.


Se você tem uma loja online, pode fazer isso, por exemplo, com cupons de desconto e divulgações nas mídias sociais e e-mail. No entanto, se vende apenas no offline, não descarte ações de panfletagem, o envio de mensagens por aplicativos ou mesmo anúncios segmentados por geolocalização.



Planeje a vitrine perfeita


Definiu a sua estratégia de marketing e vendas para o período do carnaval? Então você está pronto ou pronta para iniciar o planejamento da vitrine perfeita. Para isso, é importante escolher um tema adequado. Além das cores quentes e da alusão à folia, pense em montar um conceito com um elemento central, como fantasias, máscaras, confetes, serpentinas ou algum símbolo cultural.


O foco em um conceito ajuda a criar uma vitrine que faça alusão ao carnaval, mas que se mantenha clean, regra básica do vitrinismo. O cenário poderia ter palhaços, arlequinas, confetes, serpentinas, frutas, bóias, perucas coloridas e guarda-chuvas do frevo, mas será que a proposta ficaria clara? Será que os produtos expostos estariam em destaque?Você pode buscar por inspirações antes mesmo de escolher o tema da vitrine de carnaval da sua loja.


Procure por imagens de carnavais passados e pense no que você pode adaptar, inovar. A pesquisa de imagens no Google, o Pinterest e o Instagram, por exemplo, podem te ajudar muito nesse sentido.

Além de fotos de vitrines, você pode se inspirar também com trabalhos realizados por desenhistas, decoradores e até artistas plásticos para desenvolver um conceito interessante. E se não conseguir ou quiser economizar tempo, considere contratar um designer de interiores ou um vitrinista profissional.


Listar os materiais que serão utilizados na sua vitrine de carnaval é a próxima etapa do processo, além, é claro, de selecionar os produtos. Tudo deve estar de acordo com o tema escolhido, o posicionamento da marca e sua estratégia de vendas para o período.


Antes de sair para comprar ou reunir os materiais, é interessante fazer um desenho considerando todo o espaço da vitrine. Mesmo se você não for profissional, essa atividade pode te ajudar a perceber se as cores e elementos combinam entre si e, com base nessa informação, você pode fazer mudanças e evitar frustrações.


Monte a sua vitrine de carnaval com base no conceito definido



Hora de unir os elementos e tirar o projeto do papel, processo que deve ser realizado, mais uma vez, conforme o perfil da marca e dos seus consumidores.


Lojistas que vendem para um público mais requintado devem evitar ainda mais o excesso. Em geral, vitrines com produtos de luxo são simples e não usam muitos enfeites, mesmo no carnaval.


Especialmente nesses casos, menos é mais, por isso, vale a pena incluir na vitrine de carnaval cervejas de 750ml e acessórios cervejeiros que poderão serem usados nas festas, poucos elementos de enfeite que permitam a harmonização com o conceito e o bom gosto.


Você pode usar, por exemplo, penas coloridas, máscaras, flores e frutas, além de caprichar na iluminação.


Precisa ser notável como são poucos os produtos expostos e como estes estão sob evidência na vitrine de carnaval, com ajuda da iluminação e sem superexposição dos enfeites. No entanto, se você não vende itens de luxo, não precisa se preocupar tanto com isso.


Outra dica interessante é utilizar adesivos ou pinturas, especialmente se você precisa economizar nos elementos decorativos. Você pode colar desenhos e frases, como máscaras, confetes, serpentinas e outros elementos relacionados ao verão e ao carnaval sem esquecer, é claro, de apresentar os descontos. Essa é uma ótima maneira de chamar a atenção do consumidor nesse período.


A vitrine de carnaval, como mostramos ao longo do artigo, é um elemento muito importante para comerciantes que pretendem vender antes e durante a semana da folia, portanto, deve ser bem planejada com base em uma estratégia de vendas e no perfil da empresa e de seus clientes.


Elementos coloridos e alegres certamente devem constituir o conceito, mas antes de montar o cenário é preciso escolher produtos e os enfeites, desenhar boas ofertas e planejar as ações. Assim, a loja deverá atrair mais consumidores e alavancar suas vendas.


Produtos para a vitrine


A época do ano pede cervejas leves, refrescantes e com baixo teor alcoólico, trabalhe com cervejas dos estilos: American Lager, American Wheat, Pilsen, Weiss, Witbier, Cream Ale, Sour, Sem Álcool e Catharina Sour.


Faça promoções como "Compre 2 e Leve 3", nessa época do ano o folião pensa na quantidade.

Trabalhe com as cervejas que tem um apelo comercial maior, com rótulos coloridos e quentes, evite rótulos com tons noturnos, sua vitrine precisa estar viva!


Se você atende um público de classe A e B, você pode colocar em oferta aquelas cervejas de 750ml com um desconto no kit com duas taças e duas garrafas em um balde.


Faça uso de utensílios como abridores de bolso, bonés, bolsas térmicas, baldes, growler e coolers, tudo o que o seu cliente poderá levar para a festa de carnaval!


Embora você tenha que fazer a sua vitrine estar bem colorida e viva, não esqueça de deixar o seu produto se destacando mais que sua decoração. Você vende cervejas, não enfeites!

©2020 por Cerveja em Foco. Desde 2014